Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação

Início do conteúdo

Simagro-RS lança boletim agrometeorológico a cada dez dias

Publicação:

simagro
simagro

Sistema de Monitoramento e Alertas Agroclimáticos (Simagro-RS) da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr) lançará boletins agrometeorológicos decendiais, ou seja, a cada dez dias. O documento relata as condições meteorológicas observadas no Estado e oferece uma previsão para os 15 dias seguintes. A primeira edição do boletim, publicada na sexta-feira (14/01), está disponível na página do Simagro-RS.

"O boletim decendial era um produto que já estava planejado para ser lançado no início deste ano, e a estiagem veio para reforçar sua necessidade. Os dados divulgados podem ser usados nos relatórios sobre a estiagem", explica o coordenador do Simagro-RS, meteorologista Flavio Varone.

De acordo com o Boletim Agrometeorológico Decendial nº 1, a tendência para os próximos 15 dias indica a ocorrência de chuva expressiva no Rio Grande do Sul. O enfraquecimento do bloqueio atmosférico vai proporcionar o ingresso de umidade e o deslocamento de frentes frias, o que deverá favorecer a ocorrência de precipitação com volumes significativos em grande parte do Estado. Os setores Oeste e Noroeste deverão receber valores menores, o que indica que a deficiência hídrica deverá persistir nas próximas semanas. A previsão se refere ao período de 14 a 28 de janeiro.

Notícias

Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação