Fenômeno La Niña deve voltar nos próximos três meses, aponta boletim do Simagro

24193115 whatsapp image 2021 06 21 at 10 08 07 am
Foto: Fernando Dias/SEAPDR

O mestre em meteorologia da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (SEAPDR) e responsável pelo Sistema de Monitoramento e Alertas Agroclimáticos (Simagro-RS), Flávio Varone, divulgou o prognóstico para agosto, setembro e outubro. Segundo ele, o próximo trimestre ainda permanecerá sem influência de eventos climáticos globais, o que manterá o restante do inverno e o começo da primavera com padrões próximos da média no Rio Grande do Sul. “Nos próximos meses há previsão de retorno do fenômeno La Niña, o que poderá provocar a redução da chuva no último trimestre de 2021”, aponta.

Para os meses de agosto e setembro, as precipitações deverão se manter próximas da média na maioria das regiões. Somente algumas áreas da Campanha poderão ter valores ligeiramente superiores a normal em agosto. Em outubro, a previsão indica a redução da chuva, e são esperados volumes abaixo da média em grande parte do Estado, com maior diminuição da precipitação na Metade Leste. O prognóstico das temperaturas mínimas e máximas indicam valores abaixo da normalidade em todo o Rio Grande do Sul, com elevação natural das máximas entre setembro e outubro.

Chuva:

Agosto: Valores próximos da média na maior parte do RS e ligeiramente acima na Campanha.

Setembro: Totais próximos da normalidade em todo Estado.

Outubro: Seco na Metade Leste e ligeiramente abaixo da média nas demais regiões.

Temperatura Máxima:

Agosto: Abaixo do padrão climatológico na maioria das regiões, com valores menores nas Missões.

Setembro: Abaixo da normalidade em todo Estado.

Outubro: Ligeiramente abaixo do normal nos setores Sul, Leste e Norte e próximos da média no restante das regiões.

Temperatura Mínima:

Agosto: Abaixo da média nos setores Oeste, Noroeste e Norte, com valores dentro da normalidade no restante do Estado.

Setembro: Abaixo do normal na maioria das regiões, com valores médios no Litoral.

Outubro: Abaixo do normal na maior parte das áreas, com valores próximos da média no Litoral Sul.

Veja o boletim completo do SIMAGRO-RS:  Boletim Clima Simagro 2021 N02 (.docx 2,36 MBytes)