Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Seção do Laboratório de Referência Enológica - LAREN

Coordenador da Seção do Laren: Engenheiro Agrônomo Plínio Manosso.
E-mail: plinio-manosso@agricultura.rs.gov.br
Endereço: Av. da Vindima, 1855 – CEP 95.084-470 – Caxias do Sul/RS
Telefone: (54) 3221-2593

A Seção do Laboratório de Referência Enológica (LAREN) é responsável  pelas análises físico-químicas em vinhos e derivados da uva e do vinho.
O LAREN, inaugurado em dezembro de 2001, é mantido com recursos do Fundovitis (Fundo de Desenvolvimento da Vitivinicultura do Estado do Rio Grande do Sul), encaminhado conforme convênio com o Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin).
O laboratório possui uma estrutura completa com equipamentos modernos de última geração para análises, controle e fiscalização em vinhos e derivados, bem como para análises de prestação de serviço e pesquisa, sendo credenciado junto ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). O credenciamento foi obtido a partir da implementação da norma ABNT NBR ISO/IEC 17025:2005 (Requisitos gerais para a competência de laboratórios de ensaio e calibração).

Análises realizadas pelo LAREN: exame organoléptico, densidade, extrato seco, cinzas, grau alcoólico, açúcares totais, acidez total, acidez volátil, pH, sulfatos, anidrido sulfuroso total, cloretos, corantes, edulcorantes sintéticos, diglicosídeo de malvidina, isótopos estáveis de carbono, água exógena (razão isotópica do oxigênio), dentre outras.

Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural