Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Programa de Pós-graduação em Saúde Animal

Programa de Pós-graduação em Saúde Animal
Programa de Pós-graduação em Saúde Animal

Funcionamento do Curso

O curso de mestrado em Saúde Animal é uma pós-graduação stricto sensu, gratuita, sediada no Centro de Pesquisa em Saúde Animal – Instituto de Pesquisas Veterinárias Desidério Finamor (IPVDF), em Eldorado do Sul, com aulas presenciais e, eventualmente remotas (durante a pandemia de COVID-19), atividades de pesquisa de laboratório e campo. Mestrandos que exerçam atividades profissionais são aceitos, desde que isto não implique em prejuízo ao projeto de pesquisa do aluno e que o mestrando atenda todos os requisitos determinados em normativas específicas do COMITÊ DE PÓS-GRADUAÇÃO (CPG) do PPGSA.

Para obter o título de Mestre em Saúde Animal, o aluno precisa (i) desenvolver um projeto de pesquisa original de experimentação sob orientação de um dos docentes do PPGSA e enquadrado nas linhas de pesquisa do Programa; (ii) cumprir 24 créditos, sendo ao menos 18 em disciplinas; (iii) defender em sessão pública os resultados experimentais do projeto de pesquisa desenvolvido e ser aprovado por uma comissão julgadora; (iv) demonstrar capacidade de leitura e interpretação de texto técnico científico em língua inglesa através de exame de proficiência segundo normas do PPGSA; (v) atender todas as exigências acima em até 24 meses após a matrícula no curso.

Objetivos

O Programa de Pós-graduação em Saúde Animal tem como objetivo preparar profissionais com visão adequada a considerar a saúde animal dentro de uma visão globalizada dos mercados, mas condizente com sua realidade regional; a velocidade da geração e difusão de produtos e informações, e a necessidade de preparo para responder a mudanças nesses cenários de forma rápida e adequada. Dentro dessa visão, o PPGSA visa capacitar profissionais amplificadores da missão do DDPA nas suas respectivas áreas e locais de atuação e com condições de desenvolver pesquisas em sanidade animal, realizar análises laboratoriais para diagnóstico, desenvolver imunobiológicos, treinar recursos humanos e difundir tecnologias, atuando como centro de referência em sanidade animal e saúde pública no Rio Grande do Sul.

Perfil do profissional a ser formado

O profissional egresso do PPGSA terá a capacidade de participar, desenvolver e avaliar com senso crítico atividades de pesquisa, ensino, extensão e gestão, sempre abordando temas pertinentes à saúde animal, particularmente quando significativos para as cadeias produtivas que compõem o agronegócio do sul do país. Esse profissional terá formação multidisciplinar sobre as diferentes áreas de atuação da saúde animal, incluindo prevenção, controle e caracterização patológica de doenças, defesa sanitária, inocuidade dos produtos de origem animal, produção, biossegurança, biotecnologia, saúde pública, segurança alimentar e ambiental. O egresso será capacitado a executar, desenvolver, avaliar e opinar com senso crítico sobre temas e ações relacionadas às diferentes áreas relatas à saúde animal, incluindo atividades de investigação científica e geração, desenvolvimento e transferência de tecnologia aplicada ao agronegócio e ensino. Adicionalmente, deseja-se que o egresso:

  1. seja capacitado a propor e analisar com criticismo normas e regulamentações pertinentes à sanidade animal;
  2. adquira e desenvolva conhecimentos sobre saúde, englobando a visão de saúde única (“one health”), inter-relacionando a saúde animal, pública e ambiental;
  3. tenha fundamentação técnico-científica adequada para analisar, planejar, participar ou executar atividades de assistência, sempre que envolverem temas ligados à sanidade animal e, ao mesmo tempo, esteja apto a buscar informações necessárias para executar tais atividades de forma atualizada;
  4. trabalhe com conceitos inovadores, tanto aplicando/aperfeiçoando conhecimento produzido em realidades diferentes da sua, como desenvolvendo tecnologia específica para sua região de atuação, a fim de atender às demandas específicas das cadeias produtivas do agronegócio do sul do país.

Medicina Veterinária Preventiva

A área de concentração em Medicina Veterinária Preventiva está voltada para a formação de profissionais capazes de trabalhar com o diagnóstico, controle e prevenção de doenças que atingem populações animais, estando ligada ao estudo da saúde, das doenças e sua prevenção em diversos mamíferos, aves e peixes, além de estudar quantitativamente os fenômenos saúde-doença em populações animais.

Patologia Veterinária

A área de concentração em Patologia Animal aborda os mecanismos causadores das principais doenças infecciosas, parasitárias, neoplásicas e tóxicas dos animais domésticos, bem como os fatores relacionados à intervenção profissional para executar um melhor controle dessas enfermidades e melhorar o prognóstico. A caraterização dos mecanismos patológicos fornece subsídios para o melhor entendimento das enfermidades e uma abordagem mais completa do problema clínico. Para uma compreensão dos fenômenos causadores de doença, são utilizados procedimentos que envolvem o complexo da tríade ecológica.

Linhas de Pesquisa

Microbiologia

Área relacionada: Medicina Veterinária Preventiva

Promover a sanidade animal investigando doenças infecto-contagiosas em animais de produção presentes no Estado do Rio Grande do Sul; identificar e caracterizar agentes patogênicos associados às enfermidades em bovinos e suínos; aprimorar e desenvolver testes diagnósticos; contribuir para controle e prevenção de doenças endêmicas e reemergentes no Estado; e investigar casos clínicos visando reconhecer e reagir a doenças infecciosas emergentes.

Epidemiologia e Defesa Sanitária Animal

Área relacionada: Medicina Veterinária Preventiva

A linha Epidemiologia entende a influência dos fatores ambientais, sociais e econômicos na saúde animal, buscando abordar conceitos modernos da epidemiologia veterinária, compreender as formas de manutenção e transmissão de doenças infecciosas em populações animais, desenvolver raciocínio crítico sobre delineamento de estudos analíticos e aplicação de testes estatísticos, aprender e aplicar indicadores de saúde em populações animais, raciocinar e aplicar metodologias básicas de investigação epidemiológica. Fornece subsídios para que o estudante possa compreender como a Defesa Sanitária Animal promove programas de erradicação e/ou controle de enfermidades do rebanho nacional, assim como sua interação e participação no processo de controle sanitário previsto nos acordos para importação ou exportação de animais vivos, seus produtos e materiais de multiplicação genética (sêmem e embriões), no comércio internacional em que o Brasil é signatário.

Fisiopatologia de Doenças Animais

Área relacionada: Patologia Veterinária

Realizar pesquisas que possam contribuir para o conhecimento dos mecanismos das doenças e processos patológicos que acometem os animais.

Vetores e Doenças Vetoriais

Área relacionada: Patologia Veterinária

Identificação e caracterização das principais doenças parasitárias e vetoriais que acometem os animais, e, eventualmente, podem ser transmitidas para o homem. O foco principal do nosso grupo são os danos e problemas causados por carrapatos e doenças transmitidas por carrapatos. Essas doenças causam grandes prejuízos à pecuária brasileira e mundial, e podem causar sérios distúrbios ao ser humano. Além disso, essas enfermidades enquadram-se na definição de doenças tropicais negligenciadas, representando um dos maiores desafios sanitários a serem enfrentados pelos países em desenvolvimento, especialmente aqueles localizados no neotrópico. Esperamos que nossas pesquisas possam colaborar na compreensão da biologia, epidemiologia, fisiopatologia, controle e prevenção dessas enfermidades. Os trabalhos englobam desde pesquisas de campo (aplicadas) até mesmo pesquisa básica (relação parasito-hospedeiro).

Orientadores

Anelise Webster
Angélica Cavalheiro Bertagnolli
Benito Brito
Bruno Dall’Agnol
Carla Rodenbusch
David Driemeier
Fabiana Quoos Mayer
Giovana Dantas de Araújo
Guilherme Klafke
José Reck
Kelly Cristina Tagliari de Brito
Laura Lopes de Almeida
Lucas Brunelli de Moraes
Paulo Michel Roehe
Rogério Oliveira Rodrigues
Rovaina Laureano Doyle

Docentes Convidados

Flavia Fortes
Mario Coppolla

Disciplina

Créditos

Caráter

Docentes

Ações de Educação em Saúde

3 (45 h)

Eletivo

Bruno Dall’Agnol

Carla Rodenbusch

Laura Lopes de Almeida

Rovaina L. Doyle

Bacteriologia

3 (45 h)

Eletivo

Mario Coppolla

Biologia molecular

3 (45 h)

Eletivo

Fabiana Quoos Mayer

Guilherme Klafke

Defesa sanitária animal

2 (30 h)

Obrigatório

Flavia Fortes

Bruno Dall’Agnol

Delineamento experimental e análise de dados em sanidade animal

1 (15 h)

Obrigatório

José Reck

Guilherme Klafke

Epidemiologia veterinária

2 (30 h)

Eletivo

Rogério Oliveira Rodrigues

Bioética, metodologia e redação científica

4 (60 h)

Obrigatório

Giovana Dantas de Araújo

Virologia

4 (60 h)

Eletivo

Carla Rodenbusch

Laura Lopes de Almeida

Paulo Michel Roehe

Patologia geral

2 (30 h)

Eletivo

Angélica Cavalheiro Bertagnolli

Lucas Brunelli de Moraes

Patologia veterinária aplicada

2 (30 h)

Eletivo

David Driemeier

Sanidade avícola

6 (90 h)

Eletivo

Benito Guimarães de Brito

Kelly Cristina Tagliari de Brito

Seminários em Saúde Animal

4 (60 h)

Obrigatório

Anelise Webster

Bruno Dall‘Agnol

José Reck

Técnicas de diagnóstico

3 (45 h)

Eletivo

Angélica Cavalheiro Bertagnolli

Fabiana Quoos Mayer

Vetores e doenças vetoriais

6 (90 h)

Eletivo

Anelise Webster

Bruno Dall‘Agnol

Guilherme Klafke

José Reck

Rovaina L. Doyle

Zoonoses e saúde pública

2 (30 h)

Eletivo

Carla Rodenbusch

Laura Lopes de Almeida

 

O processo seletivo para ingresso no PPGSA ocorre uma vez ao ano em datas divulgadas nos meios de comunicação oficiais da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural. A inscrição se dá via formulário eletrônico.

Centro de Pesquisa em Saúde Animal - Instituto de Pesquisas Desidério Finamor (IPVDF)

Endereço: Estrada do Conde, 6000, Eldorado do Sul, RS

Telefone: (51) 3481-3711

E-mail: ppgsa@agricultura.rs.gov.br

Instagram: @ppgsa_ipvdf

1.1 Course

The Master's Degree Program in Animal Health is a tuition-free postgraduate course, based at the Animal Health Research Center – Instituto de Pesquisas Veterinárias Desidério Finamor (IPVDF), in Eldorado do Sul, Brazil, with presential and on-line remote classes (during the COVID-19 pandemic), laboratory and field research activities.

To obtain the Master’s Degree in Animal Health, the student must (i) develop an original experimentation research project under the guidance of one of the PPGSA supervisors and framed in the Program's research lines; (ii) fulfill 24 credits, at least 18 in classes; (iii) defend in public session the experimental results of the research project developed and be approved by a judging committee; (iv) demonstrate the ability to read and interpret scientific technical text in English through a proficiency exam according to PPGSA standards; (v) meet all of the above requirements within 24 months of enrolling in the course. 

1.2 Goals

The Master's Degree Program in Animal Health aims to prepare professionals with an adequate view to consider animal health within a globalized view of the markets, but consistent with their regional reality; the speed of generation and diffusion of products and information, and the need to be prepared to respond to changes in these scenarios quickly and appropriately. Within this vision, the PPGSA aims to train professionals who amplify the Department of Agricultural Research mission in its respective areas and locations of activity and with conditions to develop research in animal health, conduct laboratory analyzes for diagnosis, develop immunobiologicals, train human resources and disseminate technologies, acting as reference center in animal and public health in Rio Grande do Sul. 

1.3 Profile of the professional to be trained

The professional who graduated from the PPGSA will have the ability to participate, develop and critically evaluate research, teaching, extension and management activities, always addressing topics relevant to animal health, particularly when they are significant for the production chains that make up agribusiness in Southern Brazil. This professional will have multidisciplinary training on the different areas of activity of animal health, including prevention, control and pathological characterization of diseases, health protection, safety of animal products, production, biosafety, biotechnology, public health, food and environmental safety. The graduate will be able to execute, develop, evaluate and give a critical opinion on topics and actions related to different areas related to animal health, including activities of scientific research and generation, development and transfer of technology applied to agribusiness and education. Additionally, it is desired that the graduate:

  1. be able to critically propose and analyze policies and regulations relevant to animal health;
  2. acquire and develop knowledge about health, encompassing the vision of One-Health concept, interrelating animal, public and environmental health;
  3. have an adequate technical and scientific basis to analyze, plan, participate or execute technical activities, whenever they involve themes related to animal health and, at the same time, be able to seek information necessary to carry out such activities in an up-to-date manner;
  4. work with innovative concepts, both applying / perfecting knowledge produced in realities different from yours, and developing specific technology for your region of operation, in order to meet the specific demands of the agribusiness production chains in Southern Brazil.

Preventive Veterinary Medicine

The area of Preventive Veterinary Medicine is aimed at training professionals capable of working with the diagnosis, control and prevention of diseases that affect animal populations, being linked to the study of health, diseases and their prevention in various mammals, birds and fish, in addition to quantitatively studying health-disease phenomena in animal populations.

a) Microbiology
Promote animal health by investigating infectious and contagious diseases in livestock in the State of Rio Grande do Sul, Brazil; identify and characterize pathogens associated with diseases in cattle and swine; improve and develop diagnostic tests; contribute to the control and prevention of endemic and reemerging diseases in the State; and investigate clinical cases to recognize and respond to emerging infectious diseases.

b) Epidemiology
The Epidemiology line understands the influence of environmental, social and economic factors on animal health, seeking to address modern concepts in veterinary epidemiology, understanding the ways of maintaining and transmitting infectious diseases in animal populations, developing critical thinking about the design of analytical studies and the application of statistical tests, learn and apply health indicators in animal populations, reason and apply basic methodologies for epidemiological investigation. It provides subsidies so that the student can understand how the Animal Health Defense promotes programs for the eradication and / or control of diseases of livestock in Brazil, as well as their interaction and participation in the process of health control provided for in the agreements for the import or export of live animals, their products and materials of genetic multiplication (semen and embryos), in international trade to which Brazil is a signatory.

Veterinary Pathology

The area of Animal Pathology addresses the mechanisms that cause the main infectious, parasitic, neoplasic and toxic diseases of domestic animals, as well as factors related to professional intervention to better control these diseases and improve the prognosis. The characterization of pathological mechanisms provides subsidies for a better understanding of diseases and a more complete approach to the clinical problem.

a) Pathophysiology of Animal Diseases
Conduct research that can contribute to the knowledge of the mechanisms of diseases and pathological processes that affect animals.

b) Vectors and Vector-Borne Diseases
Identification and characterization of the main parasitic and vector diseases that affect animals, and, eventually, can be transmitted to humans. The main focus of our group are the problems caused by ticks and tick-borne diseases. These diseases cause great losses to Brazilian and worldwide livestock, and can cause serious disturbances to human beings. In addition, these diseases fall within the definition of neglected tropical diseases, representing one of the greatest health challenges to be faced by developing countries, especially those located in the neotropics. We hope that our research can collaborate in understanding the biology, epidemiology, pathophysiology, control and prevention of these diseases. The works range from field research (applied) to basic research (parasite-host relationship).

Microbiology

Benito Brito
Carla Rodenbusch
Giovana Dantas de Araújo
Fabiana Quoos Mayer
Kelly Cristina Tagliari de Brito
Laura Lopes de Almeida
Mario Coppolla
Paulo Michel Roehe

Epidemiology

Flavia Fortes
Rogério Oliveira Rodrigues

Pathophysiology of Animal Diseases

Angélica Cavalheiro Bertagnolli
David Driemeier
Lucas Brunelli de Moraes

Vectors and Vector-Borne Diseases

Anelise Webster
Bruno Dall’Agnol
Guilherme Klafke
José Reck
Rovaina Laureano Doyle

Course

Credits

Faculty

Public Health Education Actions

3 (45 h)

Bruno Dall’Agnol

Carla Rodenbusch

Laura Lopes de Almeida

Rovaina L. Doyle

Bacteriology

3 (45 h)

Mario Coppolla

Molecular Biology

3 (45 h)

Fabiana Quoos Mayer

Guilherme Klafke

Animal Health Protection

2 (30 h)

Flavia Fortes

Bruno Dall’Agnol

Experimental design and data analysis in animal health

1 (15 h)

José Reck

Guilherme Klafke

Veterinary Epidemiology

2 (30 h)

Rogério Oliveira Rodrigues

Bioethics, methodology and scientific writing

4 (60 h)

Giovana Dantas de Araújo

Virology

4 (60 h)

Carla Rodenbusch

Laura Lopes de Almeida

Paulo Michel Roehe

General Pathology

2 (30 h)

Angélica Cavalheiro Bertagnolli

Lucas Brunelli de Moraes

Applied Veterinary Pathology

2 (30 h)

David Driemeier

Poultry Health

6 (90 h)

Benito Guimarães de Brito

Kelly Cristina Tagliari de Brito

Seminars in Animal Health

4 (60 h)

Anelise Webster

Bruno Dall‘Agnol

José Reck

Diagnostic Techniques

3 (45 h)

Angélica Cavalheiro Bertagnolli

Fabiana Quoos Mayer

Vectors and Vector-Borne Diseases

6 (90 h)

Anelise Webster

Bruno Dall‘Agnol

Guilherme Klafke

José Reck

Rovaina L. Doyle

Zoonoses and Public Health

2 (30 h)

Carla Rodenbusch

Laura Lopes de Almeida

The selection process for admission to the PPGSA takes place once a year on dates published in the official media of the Secretariat for Agriculture, Livestock and Rural Development. Registration is via electronic form.

Animal Health Research Center - Instituto de Pesquisas Desidério Finamor (IPVDF)

Address: Estrada do Conde, 6000, Eldorado do Sul, RS

Telefone: +55 51 3481-3711

E-mail: ppgsa@agricultura.rs.gov.br

Instagram: @ppgsa_ipvdf

Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural